Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


3° Modulo: O Lixo

PROJETO VERDE PERTO DO “LUXO AO LIXO”

O Projeto Verde de Perto do “LUXO ao LIXO” entrou essa semana no seu 3ª tema que é o “LIXO”. A população das cidades diariamente descarta grandes quantidades de material orgânico e inorgânico, e a questão do lixo gerado nas cidades é, sem dúvida, um dos grandes problemas na maioria dos municípios brasileiros. Os altos custos de implantação e manutenção dos sistemas de coleta e tratamento de lixo têm levado ao fracasso muitas tentativas de solucionar esse problema.
Como sempre, é a comunidade que vai sofrer os maiores impactos com as questões inerentes ao lixo.
Iniciamos essa temática com aula teórica usando o recurso áudio-visual onde através de imagens e vídeos passamos para nossos educandos todo o processo do caminho do “LIXO”. Desde o lixo domestico produzido nas residências, e a quantidade de lixo produzido por cada pessoa. Mostramos os diferentes tipos de lixo que existem: domestico urbano, agrícola, industrial, hospitalar, eletrônico. As informações foram passadas de forma lúdica, dentro da compreensão de nossos alunos, seguindo de forma linear para que eles entendam o processo do caminho do lixo, desde o momento que sai de suas casas, sendo depositado nas lixeiras e recolhidos pelos garis chegando ao seu destino final que são os lixões.
Falamos sobre a coleta seletiva, que implantaremos na escola APAE, sobre os profissionais do lixo, que são os recicladores e sobre o funcionamento dos tipos de depósitos de lixo: os lixões, aterro sanitário, aterro controlado.
A próxima oficina será uma visita ao lixão de nossa cidade, onde nossos educandos conhecerão de perto o destino do “LIXO”.


Selma Lucia Silveira Pereira – Geógrafa Ambiental
Daniel Augusto Fonseca – Terapeuta Ocupacional








TRATAMENTO DA ESPASTICIDADE COM TOXINA BOTULÍNICA -Um novo caminho para portadores de seqüelas neurológicas-

No dia 05 de maio de 2011, a APAE-CL foi agraciada com a realização de um mutirão para tratamento de espasticidade em crianças e adultos portadores de seqüela de Paralisia Cerebral.

Dezesseis alunos da instituição receberam a Toxina Botulínica em diversos grupos musculares, segundo a necessidade de cada um.

Esta medicação, que foi obtida gratuitamente através da Secretaria de Saúde, age diretamente no músculo hipertônico, impedindo a liberação de acetilcolina e evitando a contração muscular indevida e involuntária, promovendo dessa maneira o relaxamento muscular.

A APAE-CL agradece à Dra. Cibele Grossi Rocha (médica neurologista, atuando como injetora de toxina botulínica desde 2002 – BH), ao Luiz Humberto Pereira (representante da Ipsen Beaufour – BH) e ao Dr. Renato Pacheco (médico neuropediatra – CL), pessoas essas que foram fundamentais para a realização de mais esse grande passo da APAE de Conselheiro Lafaiete.



Por Janaina Bagni - Terapeuta Ocupacional











Intervenções do Projeto Verde Perto do Luxo ao Lixo

“Eu rio/ Tu rio/ Ele rio/ Nós rio/ Vós rio/ Todos os rios”

(Wagner Vieira)

A arte pode ser uma importante aliada na construção e disseminação do saber ecológico. Este potencial de interação torna-se evidente através da variada aplicação de práticas artísticas como o desenho, a pintura, o teatro relacionado ao contexto sócio-ambiental, servindo como ferramenta para conscientização e aprendizado.

Portanto lançamos mão dessa ferramenta para encerrar o segundo módulo do “LUXO ao LIXO”, com a performance teatral do ator Marcos Cruz, que abrilhantou a manha do dia 16 de maio de 2011 com sua belíssima apresentação onde nos falou do planeta e sua sustentabilidade com uma leveza, sensibilidade e maestria que deixou todos os educandos e educadores maravilhados.

A educação ambiental pode e deve ser tratada de forma a mostrar que através da arte nossos educandos aprendem e assimilam de maneira mais suave todo o aprendizado relacionado às questões ambientais.

Percebemos que à medida que o Projeto do “LUXO ao LIXO” avança, nossos educandos estão cada vez mais participativos e trazendo contribuições inerentes ao tema para as oficinas.

A proposta é que cada vez mais esses educandos participantes do projeto nesse momento adquiram essa consciência e consigam trasmiti-la para seus próximos.

Na próxima semana estaremos trabalhando o módulo “LIXO”.

Selma Lúcia da Silveira Pereira – Geógrafa Ambiental

Daniel Augusto Fonseca – Terapeuta Ocupacional

Outono de 2011









Noticias

Aconteceu na APAE um linda celebração eucarística no dia sete de maio de 2011,sábado as 10 horas.

Foi celebrada pelo padre Paulo Edson carinhosamente padre Paulino(grande amigo da família apaeana) em ação de graças pelos 9 anos de reabertura da APAE de Lafaiete e comemoração ao dia das mães. Foi um momento de espiritualidade, interação família x instituição e participação de todos. O grupo de canto foi formado por professores e profissionais. As procissões feitas por familiares e alunos. E neste clima harmonioso e feliz encerramos a celebração com belas homenagens as nossas queridas mães. A mensagem principal foi levar a todos a boa noticia de que Deus se faz presente na dedicação e no amor das mães, transformando sempre a dor em aprendizado de fé e a esperança em milagres.

Obrigada pela colaboração de todos

Com carinho pedagoga Cristina Dominges Gonçalves Dias













Equoterapia - Equoapae

O que é?
È uma método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas da saúde, educação e equitação,buscando o desenvolvimento físico,psíquico e cognitivo de pessoas com deficiências.

Local de atendimento:
Equoapae- APAE de Conselheiro Lafaiete Sitio Estrada Real – Rua Santa
Efigênia nº2244.

Missão: Conscientizar o praticante de suas capacidades,trabalhando-o como um todo, tanto pelo lado psíquico como pelo somático.

Introdução:
A Equoterapia é uma pratica que proporciona varias formas de aplicação de exercícios de psicomotricidade,recuperação e integração completando as terapia tradicionais que se vale de instrumentos tecnológicos em clinicas e consultórios. Exige a participação do corpo inteiro, trabalhando e desenvolvendo o cognitivo, a integralidade pedagógica, a coordenação motora global, postura, propriocepção,ritmo,equilíbrio,flexibilidade,tônus muscular, linguagem entre outros fatores de forma descontraída e prazerosa.

Objetivos:
Proporcionar relaxamento muscular
Desenvolver o equilíbrio psico-emocional
Desenvolver a socialização
Proporcionar independência nas atividades de vida diária
Melhorar a qualidade de vida
Melhorar aspectos cognitivos
Estimular a integração sensorial
Respeitar ordens, regras e limites

Metodologia:
As sessões são realizadas com alunos da APAE com deficiência diversas de forma individual. Iniciam com a aproximação do aluno com o cavalo. Montado sobre o cavalo, executa um percurso de 30 minutos,acompanhado pelo condutor de cavalo e 2 profissionais da área da saúde, orientando o desenvolvimento das atividades e observando cada praticante,motivando0o BA realização das tarefas e prestando segurança.

Resultados:
A equoterapia é um dos raros métodos, que permite que o paciente vivencie muitos acontecimentos ao mesmo tempo e no qual as ações, reações e informações são bastante numerosas. Observa rapidez no desenvolvimento psicomotor, melhora na coordenação motora, equilíbrio,desenvolvimento da fala, leveza e facilidade na realização dos movimentos,esquema corporal,maior socialização,independência,autonomia,melhora do comportamento, regras e qualidade de vida.






Apresentação dos alunos da APAE CL no centro de Referência do Idoso - Comemoração ao dia das mães -

Alguns alunos do turno da tarde da APAE CL prestaram uma belssima homenagem as mães do Centro de Referência do Idoso.
Nossos educandos foram recebidos com muito carinho,entusiasmo por toda equipe e participantes.
A apresentação foi elaborada pelas educadoras Vânia e Silvania.
Valeu, foi um sucesso!!!

Vânia e Silvania- Educadoras da APAE CL













LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página