Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


Dia Mundial de Conscientização do Autismo (dia 2 de abril)

Há tempos procurava na internet um vídeo no qual assisti um única vez, e que na época me sensibilizou bastante.

Durante esse período utilizei diversos descritores no site youtube a fim de localizá-lo, e nada de obter êxito na minha procura, foi então que numa noite de sexta feira, como um click, veio a minha cabeça a idéia de pesquisá-lo com o descritor em inglês e foi onde encontrei esse do qual acho um dos mais lindos vídeos que já assistir sobre autismo.

Vou compartilhar com vocês o que tanto me fascina neste vídeo.

Observem que a criança do vídeo só desenhava utilizando lápis preto completando toda a folha, comportamento este atípico para crianças da mesma idade, que utilizam de todas as cores e criatividade possível na hora de realizar um desenho.

Diante desse comportamento estranho, sua professora comunicou com os pais da criança o fato observado, por sua fez a família também passou observar tal comportamento.

Preocupados com a situação os pais da criança decidiram procurar ajuda medica para identificar a raiz do problema. Foi onde a criança passou por diversas avaliações e observações clinicas com toda equipe medica.

A intensidade e freqüência do comportamento apresentou-se num continuo, e durante um período não houve mudanças no seu quadro. A fim de estudar tal comportamento a criança foi isolada em uma sala e supervisionada por uma única pessoa.

Angustiada pela situação e sentido falta de seu aluno na sala da aula a professora teve um insigth e vislumbrando a peça de quebra cabeça identificou qual seria o desejo de seu aluno, juntamente com o profissional que supervisionava a criança, ambas começaram a juntar todas as folhas pintadas de preto.

Foi onde todos da equipe medica juntamente com os pais da criança emocionados puderam entender que na realidade a criança queria pintar um desenho de baleia de tamanho natural.

O que podemos tirar de reflexão deste vídeo?

Acredito que devemos nos ater nas necessidades das pessoas que estejam ao nosso redor, pode ser um paciente, aluno, primo, irmão, ou seja, quem for.

Devemos procurar observar, analisar e propor uma intervenção de respeito às diferenças.

Não estou dizendo que seja fácil tentar identificar as demandas apresentadas, principalmente por aqueles que não consiga comunicar verbalmente ou gestual como no caso de crianças autistas, mas devemos utilizar de todos os nossos sentidos para detectar as demandas individuais.

Acredito que independente do tamanho dos nossos sonhos devemos reunir forças para realizá-los.

Luz e paz!

Abraços terapêuticos

Daniel Augusto

Terapeuta Ocupacional

APAE- Conselheiro Lafaiete

Assistam

Um comentário:

Anônimo disse...

Belíssimo o vídeo, um convite a ver o outro através de vários sentidos, e sentindo!

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página