Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


2 de Abril Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela ONU em dezembro de 2007, que definiu a data de 2 de abril como marco da mobilização mundial para mostrar que há pessoas um pouco diferentes das outras, mas que, na sua essência, são tão humanas quanto todos.


Check List autismo


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

Cristo fica azul no Dia Mundial de
Conscientização do Autismo

Idéia é chamar a atenção para os avanços da doença

Do R7 | 02/04/2011 às 08h03

O Cristo Redentor vai ser iluminado de azul pela quarta vez em homenagem ao “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, na noite deste sábado (2). O objetivo é chamar a atenção da sociedade para o avanço do autismo. A iluminação é inspirada na campanha “Light it Up Blue”, da Organização Autism Speaks.

No Brasil, a ação é capitaneada pela ONG Autismo & Realidade. Além do Cristo, a Igreja Nossa Senhora da Assunção, em Cabo Frio, receberá a iluminação azulada a partir de sexta-feira (1).

O objetivo é chamar a atenção das autoridades brasileiras sobre a importância de implantar na rede pública formas de diagnóstico precoce da doença. Uma das propostas dos organizadores é sugerir ao Governo Federal que promova uma pesquisa nacional para quantificar os cidadãos com autismo no Brasil. Estima-se que o autismo atinja cerca de dois milhões de pessoas. No Mundo, 70 milhões no mundo, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas).


Normal 0 21 false false false PT-BR X-NONE X-NONE MicrosoftInternetExplorer4

ONU chama atenção para o autismo

Deborah Moreira
Do Diário do Grande ABC

Chamar a atenção de todos sobre o autismo, uma doença que atinge até 2 milhões de pessoas no País e chega a 70 milhões no mundo. Foi com esse objetivo que a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o 2 de abril como Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Por causa do desconhecimento do problema, principalmente sobre suas causas, a grande dificuldade apontada por especialistas é lidar com o comportamento do autista, que, diferente do que muitos pensam, não vive isolado em seu mundo. "Essa é uma impressão que temos de fora. O autista vê o mundo de maneira muito confusa, desordenada. Por isso são agitados, têm comportamento gestual bem característico. Apesar da dificuldade, compreendem a realidade", explicou o psiquiatra Estevão Vadasz, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo.

Ele lembra que existem diversos graus de comprometimento do autista, que varia desde o autismo clássico, com bastante movimentos gestuais e repetitivos, até o menos comprometido, como a síndrome de Asperger, mais comunicativos e articulados.

A repercussão que a data mundial ganhou neste ano, no Brasil, está emocionando quem está acostumado a lidar com a doença. "O autismo é tão sério e complexo que se torna muito pesado para uma família só. É preciso dividir e compartilhar com a sociedade e governo. Depois de 27 anos de atuação, estamos emocionados com o destaque que o assunto está ganhando", disse Ana Maria Mello, superintendente da AMA (Associação de Amigos do Autista), na Capital, que atende 220 crianças e jovens. Para marcar o dia, diversos monumentos e prédios ganharão a cor azul.

A data foi criada em 2008, e só neste ano chegou ao Brasil. A pedagoga Eliane do Carmo Meira, 45 anos, moradora de Ribeirão Pires, atribui o alcance à mobilização feita em grupos de discussão na internet por centenas de pais e mães de autistas.

Eliane se dedica integralmente aos estudos sobre a doença desde 2006, quando descobriu que o filho, Matheus, 14, é portador da síndrome de Asperger. Mas as dificuldades surgiram desde seu nascimento. "Descobri na saída da maternidade que ele não enxergava. Já maior, foi taxado de deficiente visual malcriado. Até no Conselho Tutelar fui chamada por causa dele", lembrou Eliane, que criou uma sala de recursos dentro de casa para o filho.

Matheus está na 8ª série, matriculado na rede municipal, e tem aulas domiciliares com três professores. Sua matéria preferida é inglês, e pretende fazer faculdade de Ciências da Computação.

Diagnóstico é tardio por falta de capacitação, diz especialista

Falta capacitação médica para o diagnóstico precoce do autismo. Segundo o psiquiatra Estevão Vadasz, que há 33 anos trabalha com pacientes autistas, cerca de 90% dos casos não são diagnosticados no País.

O médico, que coordena o Programa de Transtorno Espectro Autista do HC (Hospital das Clínicas), explicou que o ideal é que o diagnóstico fosse feito pelo pediatra, nas primeiras consultas do bebê.

Ele disse que em países desenvolvidos há um questionário a ser respondido pelos pais que indica se a criança tem ou não características de autismo.

"No País não há nada parecido. No HC estamos começando projeto de diagnóstico em bebês. Quanto mais cedo se descobre, melhor é a socialização e a capacidade de organização", contou Vadasz.

Estimativas internacionais apontam que a prevalência da doença é de um autista para cada grupo de 110 a 150 pessoas.



Autismo

Ame-me,
Por favor
Como eu sou…
Ame-me
Como você
Gostaria que eu fosse.
Quem me concebeu…
Não imaginou
Que seria assim tão duro…
Entender que vim autista.
Mas ame-me
Fale-me desse amor
Mesmo que eu não pareça entender
Mesmo que eu fuja e me refugie
Busque-me não deixe eu me perder…

Ame-me…
Como se visse em mim
A imagem e semelhança de ti
No espelho das águas…

Não se importe
Com minha falta de compreensão
Treine-me para entender o mundo
Mas acima de tudo
Ame-me…

Como se eu tudo entendesse
Como se eu não fosse um peso
Demonstre seu amor
Mesmo que eu não saiba
O significado da palavra…

Deus, eu posso sentir…
E creia que em meus sonhos
Eu te vejo e te amo…
Não me negue esse amor
Que enxerga além da matéria
Pois é dele que necessito…

E se nas horas que de ti eu exijo demais
Mesmo nas dúvidas constantes
Aquelas que você às vezes tem vontade de desistir
Por favor, não desista, mas Ame-me….

Autora: Liê Ribeiro
Paz e luz
mãe do Gabriel Gustavo que está autista

Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página