Torne-se um seguidor deste blog!

Se
você não pode visitar a APAE pessoalmente, visite pela internet: Não perca a oportunidade de conhecer esse belíssimo trabalho!

A pessoa com deficiência quebra a cultura da indiferença. Tenha coragem de ser diferente.


Projeto verde perto “DO LUXO AO LIXO”

“Ecologia e problemas sociais tem de ser atacados ao mesmo tempo para se conquistar uma vida mais harmoniosa no planeta.”
(Gilberto Gil)


A quarta oficina de educação ambiental do Projeto Verde Perto “do Luxo ao Lixo” no tema “ A CASA”, aconteceu de forma lúdica, onde resgatamos o conceito de meio ambiente muito mais abrangente do que dizer que trata-se da flora e fauna. Esse conceito envolve todo o relacionamento estabelecido com a cidade, escola, casa, trabalho, pessoas, plantas, animais, água, ar, solo e nosso corpo (Nossa primeira casa).
Fizemos com nossos educandos uma retrospectiva sobre todo o ensinamento que foi passado nas oficinas anteriores ao longo desse primeiro semestre.
Resgatamos todo esse aprendizado para que eles não esqueçam da relação e do cuidado com o ambiente.
Aproveitamos essa oficina para entregar a cada um a cartilha que confeccionamos juntos.
Iniciamos nessa oficina a implantação da coleta seletiva, onde retomamos o tema “ O Lixo” mostrando que o mesmo é um dos grandes problemas que ameaçam a vida no planeta Terra, pois a cada ano aumenta a quantidade de lixo que é produzido pela sociedade, e a sociedade não sabe lidar com esse lixo.
Fizemos uma atividade, onde o educando se dirigia a um monte de lixo previamente colocado pelo educador e direcionavam esse lixo para o recipiente correto usado na coleta seletiva.
O objetivo dessa atividade é diferenciar, entre os elementos encontrados no lixo, quais são recicláveis, quais são matéria orgânica, e quais são rejeitos.
Foi muito divertido e instrutivo, nossos educandos participaram ativamente pois a turma foi dividida para que ocorresse uma disputa entre as equipes.
Conforme convenção internacional, foram definidas as seguintes cores para os recipientes utilizados na coleta seletiva:
Azul – papel
Amarelo – metal
VERDE – vidro
VERMELHO – plástico
MARROM – material orgânico
CINZA – rejeitos.
Também, foi introduzido nessa oficina os 3 R: Reduzir, Reutilizar, Reciclar.
Lembramos aos nossos educandos que na oficina BRILHAPAE ( oficina de produtos de limpeza) eles reutilizam as embalagens e que na oficina de papel reciclado eles reciclam o papel usado.
Essas oficinas acontecem de forma cotidiana na APAE.
Terminamos essa oficina fortalecendo a necessidade de cuidarmos cada vez mais do nosso planeta para que tenhamos uma boa qualidade de vida. Para que possamos deixar para as gerações futuras um mundo melhor.
O MEIO AMBIENTE AGRADECE.

SELMA LUCIA DA SILVEIRA PEREIRA
GEÓGRAFA AMBIENTAL
DANIEL AUGUSTO FONSECA
TERAPEUTA OCUPACIONAL






















Nenhum comentário:

LOJAPAE

LOJAPAE

Total de visualizações de página